domingo, 10 de abril de 2011

VOTO: DIREITO OU OBRIGAÇÃO?

O voto é um dos maiores direitos já conquistados pelos cidadãos. É o símbolo da democracia, onde a voz do povo é a voz de Deus.  Pouco a pouco cada cidadão foi adquirindo esse direito. No começo esse era um direito muito limitado onde só os homens maiores de 21 anos e independentes de renda podiam votar. Depois as mulheres conquistaram seu direito e, por último, os analfabetos e maiores de 16 anos foram incluídos. Isso é ótimo, praticamente toda a população brasileira pode votar.
“Pode”? Será que a expressão certa é essa? “Pode” ou “é obrigado a votar”? O correto é dizer que é uma obrigação e não um direito. É isso mesmo, o voto é um direito que virou obrigação. Vai ficar sem votar pra você ver o que acontece. Perde vários direitos, paga multa se não justificar. E qualquer coisa que vira obrigação perde a graça.
Até um hobbie perde a graça se for transformado em obrigação. Não dá pra se sentir bem sendo obrigado a fazer algo que antes você tinha prazer.
Se fosse só esse o problema, tudo bem. Lei é lei, não temos o que discutir. Mas existem os analfabetos políticos. Esses são os que fazem besteira nas eleições. São eles que não sabem em quem votar e são indiferentes com rumo que sua cidade ou o Brasil vai tomar e depois das eleições. Pra que votar se você não tem consciência de nada. Olha no que dá. Esses indivíduos votam no primeiro político que lhe indicarem. Só porque foi um amigo ou um parente que o indicou. E não pára pra analisar o passado político do candidato. E são esses mesmos analfabetos políticos que vendem seus votos. Eles não estão nem aí com as conseqüências de suas atitudes.
Com a obrigação do voto fica mais fácil pros candidatos pilantras arranjarem eleitores desse tipo. O voto não devia mais ser uma obrigação, mas um direito. Se você sabe em quem votar e quer fazer sua parte pra mudar o Brasil, você vota. Mas se você é um bocó que nem sabe pra que as eleições são feitas, fique em casa. Ou se você tem consciência da importância do voto, mas no seu ponto de vista nenhum dos candidatos são capazes de fazer um governo com competência, era só ficar em casa.
A lei poderia mudar. Poderia ser assim: ausência nas urnas = voto nulo ou branco. Pra você ver como é cansativo anular um voto. Você tem que sair de casa, esperar numa fila imensa até chegar a sua vez só pra anular seu voto.
São muitos os que dizem pra não anular o voto. Toda a imprensa faz campanha mostrando que é uma atitude anti-democrática. Mas não é, anular o voto também é uma forma de exercer a democracia. Se você não acredita em nenhum dos candidatos pra quer dar seu voto pra eles de mão beijada. O que fazer? Escolher o menos pior? Seria sensato escolher o melhor.
É esse o recado. O voto não devia ser uma obrigação, mas apenas um direito. E da mesma forma que temos o direito(obrigação) de votar também poderíamos ter o direito de não votar.

20 comentários:

  1. para mim o voto deveria ser opcional, vota quem quer

    ResponderExcluir
  2. Para mim o voto deveria ser opcional, vota quem quer² Concordo com o Rodrigo. Muito bom seu texto, estou te seguindo.

    http://pacienciasobrenatural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. O voto opcional acarreta em corrupção, como em tantas eleições no oriente médio e na Africa.
    A opção pelo voto só é possível se você tem um país onde a corrupção, a malandragem, o jeito de tirar vantagem não existam, ou sejam mínimos. O que obviamente não é o caso do Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Deveria ser opcional.

    http://boomnaweb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. To seguindo,
    Segue ?

    http://aneurysmnanet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que deveria ser opcional... muito chato votar... rsrsrs (brincadeirinha) acho q muitos deixam de viajar ou fazer algo pra votar...
    Mas tbm pode ser que não iria ter ninguém votando... já pensou? só os canditados votando em si mesmos rsrsrs
    To te seguindo... até mais!!!

    http://dedeaninha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. A questão é que o voto deveria ser obrigatorio a partir do senso comum, a democracia é um modelo vencido, o governo de tolos é sustentado nessa falsa interação pessoa x poder , é necessário consciência do processo e ninguém perceberia a imposição ao voto faria por dever e não por obrigação mesmo constitucionalmente sendo obrigado

    talvez curta
    http://sinsinparadise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Cartoon Humor ja está seguindo!
    segue aew tbm!

    www.cartoonhumor.net

    ResponderExcluir
  9. O voto é nosso direito, a obrigação é de alguns fdps que votamos de fazer o que prometem!

    ResponderExcluir
  10. Na minha opinião, o voto não deveria ser obrigatório. Muitas pessoas estão com má vontade e quando chega na hora, votam em qualquer um, só de raiva. Por fim, o resultado é essa bagunça que a gente vê todos os dias nos jornais, internet, televisão ...

    ResponderExcluir
  11. Estou te seguindo, agora me segue de volta.

    blogdoafal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. O voto não deveria ser obrigatório!
    é o que a Rubi disse...muitos votam em qualquer um...de má vontade...
    Se apenas quem estivesse disposto deveria ir sabendo em quem está votando...
    Seguindo :)

    www.rebucomcafe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Mtos votam pra justificar q naum foi lá à toa, acabam votando em qualquer um =/

    Obrigado pela visita ;)
    respondi lá!

    =***

    http://tentandosimplesassim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. taí uma discussão difícil. Mas acredito se você apenas um direito iriam votar somente as pessoas conscientes, mas também poderia ocorrer o fato de irem votar somente os apadrinhados políticos. Ontem vi no jornal quen o congresso tá querendo fazer um reforma política com a introdução do voto em lista, sendo assim só estaria na cabeça da lista os caciques. Eita politicos malas.

    Estou te seguindo, segue meu blog também:
    quem me seguir sigo de volta basta deixar o link no comentário
    meu blog: http://descansandoamente.blogspot.com/2011/03/algumas-dicas-para-evitar-um-assalto.html

    ResponderExcluir
  15. Muito bomm !!!

    http://parapapenssar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. é obrigaçãaao ><
    ngm merece. Por mim, eu nem votava.. mas tem q ir.
    Alias todos deviam nao votar pra eles verem a nossa indignaçãooo..
    mas tem q ir.. ¬¬
    e se votar nulo o voto vai pra quem ta ganhando msm... entao nao da em nada .
    tp://geiciblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. pra mim deveria ser opcional, vota quem quer, e aguente a consequencia todos

    ResponderExcluir
  18. Justamente pelo fato de haver consequências, acredito no voto obrigatório. Já não temos direito a nada votando imagina sem o direito ao voto. O correto a fazer, seria aprender a votar e não abrir mão do que conquistamos.

    ResponderExcluir